sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mais Emplacados


Um reinado interminável, é assim que se pode classificar a série de anos em que a Mercedes-Benz manteve a ponta da liderança e pelo que parece não irá acabar tão cedo! A montadora alemã detém incrível marca de 34,1% de todos os ônibus de grande porte encarroçados para o estado e esse número cresce para quase 40,7% se contar somente os veículos urbanos.


O ano pode ter sido de muita crise, porém nada impede que os empresários invistam mais e mais em suas frotas para modernizá-las e deixá-la mais ecológica. Prova disso é a crescente demanda por veículos novos e cada vez mais sofisticados com itens de conforto e segurança para seus colaboradores e passageiros, deixando uma difícil tarefa para os fabricantes de chassi que tem que oferecer mais sofisticação pelo menor preço possível.


E por essa corrida pelas maiores vendas vale tudo. Uns disponibilizam veículos maiores como é o caso da própria Mercedes com o O-500MDA e O-500UDA e a Volvo com o incrível chassi de 28 metros, outros investem em veículos limpos com a Scania com o etanol e tem até estreante subindo de categoria como as novatas Agrale e Iveco no setor de dianteiro urbano, tornando um mercado concorrente e cheio de opções.


Mesmo com todos esses lançamentos, nenhum país foi páreo para a duplinha MB/VW que ainda lideram o mercado com quase 45% da fatia do mercado de pesados, sendo seguida de longe por outras grandes marcas como a Scania que perdeu muito o mercado e agora é somente a 4ª colocada com menos de 15% dos veículos novos, sendo ultrapassada pela zebra Iveco que agora ocupa a medalha de bronze mais de 16% do total de vendas desde o começo do ano*.


Mantendo o comum, os veículos mais vendidos foram os de motorização dianteira, sendo encabeçado pelos tradicionais OF-1721, OF-1724 e suas variações, 17-230 OD e pelo então desconhecido S170S28 que foram apostas de empresas novatas que vem crescendo no cenário como Viação Cachoeira Alta. Outra surpresa foi o ''abandono'' por parte dos empresários em relação ao B270F da Volvo que era sensação ano passado, todavia agora é somente um pequeno coadjuvante.


Outro ponto importante a se salientar é que, apesar de todo reinado da Mercedes-Benz no geral e no ramo urbano, nas rodoviárias o predomínio da Scania ainda é grande, sendo a líder quase que absoluta de vendas em categorias de ônibus para longas distâncias, o que ameniza sua impotência nas cidades.


Por fim, deixaremos uma pequena tabela mostrando os números no geral e por categorias, assim facilitando o entendimento dos curiosos e de quem adora uma matemática! Em caso de dúvidas, leia o rodapé da notícia.

> Números Totais
1º Mercedes-Benz - 34,1%
2º Volkswagen/MAN - 20,7%
3º Iveco - 16,3%
4º Scania - 14,9%
5º Agrale - 8,3%
6º Volvo - 5,7%

> Ramo Urbano - Números Totais
1º Mercedes-Benz - 40,7%
2º Volkwagen/MAN - 20,0%
3º Iveco - 18,3%
4º Agrale - 10,1%
5º Scania - 7,5%
6º Volvo - 3,4%

> Ramo Urbano Leves - Micro + Midi + Dianteiros Convencionais
1º Mercedes-Benz - 53,1%
2º Volkwagen/MAN - 27,5%
3º Iveco - 10,0%
4º Agrale + Scania + Volvo - 9,4%

> Ramo Urbano Pesados - Traseiros + Articulados + Superarticulados + Biarticulados
1º Mercedes-Benz - 35,3%
2º Scania - 24,9%
3º Volvo - 21,5%
4º Volkswagen - 18,3%

> Ramo Rodoviário - Números Totais**
1º Scania - 72,4%
2º Mercedes-Benz - 17,5%
3º Outras Marcas - 10,1%

Erratas
* Contagem feita a partir de postagens de empresas, flagras e relações de frotas
** Não foi recolhido dados suficientes para repartir o ramo rodoviário em outras partes
*** Não foi encontrado qualquer resquício de veículos encarroçados pela montadora de San Andreas Dymmont

Um comentário:

  1. Olá, Boa tarde, gostaria que por favor respondessem o E-mail que mandei. Atenciosamente EME.

    ResponderExcluir