Uma situação rara, mas que já apareceu algumas vezes em San Andreas, foi a adaptação de veículos de motorização dianteira, o que normalmente vem de fábrica com a configuração 4x2, para chassi articulado ou alongado com adição de mais um eixo. Mas até onde esse ajuste vale a pena?
É evidente que a motorização dianteira é mais barata na compra e também consome menos combustível, já que normalmente tem menos cavalaria seus motores, porém é importante relevar que, com exceção da Scania, todos os outros fabricantes produzem veículos com configuração 4x2, assim exigindo essa adaptação fora da fábrica para que tal ônibus carregue mais passageiros, o que nos leva a perguntar se uma compra de veículos originais com tal comprimento não é mais confiável, já que a utilização de carros com motores preparados para tal esforço poupará os componentes, tardando sua reposição. Além disso, o exemplo de veículos 6x2 de fábrica com motorização traseira disponibiliza o terceiro eixo funcional, evitando o arrasto do ultimo pneu e as opções de suspensão a ar, cambio automático, entre outros acessórios que com toda certeza irão aumentar o conforto do passageiro.
O que pode parecer barato, no final talvez sairá é caro! É relevante pensar em todas as variáveis antes de utilizar tal configuração de chassi, levando em consideração se a potencia é suficiente, o conforto dos passageiros, o consumo de combustível, a manutenção e, principalmente, a revenda.
Sem falar que a suspensão desses veículos são mais duras do que os veículos de motorização traseira tem suspensão a ar oque deixa o saculejo menos desagradáveis.
ResponderExcluirMas oque mais impressiona, não são os trocados de motor dianteiro e sim os articulados de motor dianteiro, oque mais impressiona é que esses veículos não são muito eficientes pois o torque que deveria ser potente (no caso de um motor traseiro ou até mesmo o de motor debaixo do carro), só que não. Judia do carro, pois vemos os mesmos se esguelando numa rua com pouca subida, e pra piorar, não tem suspensão a ar. Sabe oque mais me intriga? É saber oque com um pouco mais de investimento, a empresa pode trazer para si, um veículo com configuração adequada para não ter um grande prejuízo e insatisfação por parte dos passageiros, que de sempre em sempre vão começar a ver veículos quebrados e cheio de passageiros aguardando um outro «trucadinho». Coloquem a mão na consciência e a outra no bolso antes de desembolsar para comprar cabritos em vez de qualidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir