quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

De Deixar Thomas Edison com Inveja...

Grandes inventores já pisaram em nosso planeta e deixaram suas marcas com várias e várias inovações, sejam pequenas como o zíper de Whitcomb L.Judson ou revolucionárias como a lâmpada e a iluminação elétrica. Tá, mas o que esse pequeno texto sem nexo tem a ver com nossa realidade? Simples, em San Andreas também temos nossos criadores, sabiam? Bem, os últimos a incorporarem o espírito do Galileu Galilei também mostraram essa semana sua genialidade.


Quem são os bola da vez? Virem os holofotes, pois o bizarro Mega BRT chegou no estado e merece tal reconhecimento. Como eles conseguiram enrolar a San Marino Neobus? Tentei procurar alguma resposta plausível, mas não achei mesmo nenhuma que satisfaça esse questionamento que me veio a cabeça quando vi esse pequenino. O modelo em questão é nada mais, nada menos que um 17-260 OD e V-Tronic ainda! Sim, você não leu errado, meu nobre leitor, vivemos até o momento que vimos essa combinação mais que estranha.


Se você acha que acabou, espere que ainda tem a cereja do bolo! Não bastasse esse exótico (para não dizer outra palavra) modelo ter tudo isso, ele ainda é trucado! Sim, chegamos ao ponto de empresários procurar economizar ao máximo e não gastar com veículos que realmente são projetados para isso, como os famosos Scania K310IB e K270UB, que eles mutam tudo para seguir a lei do ''economize''.


Mas vamos listar aqui três motivos para considerar essa compra um verdadeiro erro:

1- Excesso de adaptações
Isso é claro. É conhecido por qualquer um que o projeto Mega BRT é para encarroçar veículos de chassi traseiro, articulados e biarticulados, certo? Pode até levantar um questionamento sobre o protótipo da Scania que está desenvolvendo um veículo duplamente sanfonado tracionado pelo motor frontal, mas, como o nome já diz, ele ainda é um protótipo em desenvolvimento por uma das maiores montadoras do mundo e não por meras empresas de transportes.
2- Custos desnecessários
Toda invenção precisa de dinheiro para desenvolver, certo? Já foi visto micro-ônibus articulado e outras bizarrices por aí e todas tiveram que arrumarem o projeto para algo totalmente novo. Desta vez quem foi que pagou o projeto? Aposto todas minhas fichas que a Neobus e a Volkswagem não! Será que a Metropolitana e a polêmica Vivamar estão bancando? E por quê?

3- Tudo para chamar a atenção
Infelizmente hoje é a moda chamar a atenção a todo custo por algo polêmico, mas isso será mesmo que vale a pena? Bem, temos uma expert nisso envolvida nesse caso. Ainda me pergunto o motivo de não comprar belos modelos como os lindíssimos Apache Vip IV, Torino 2014, Svelto 2012 ou Granvia 2014? O que resta de alternativa é que foi realmente para chamar a atenção.
 
Agora vamos esperar as próximas peripécias dessa turminha do barulho, qual será a próxima surpresa que eles trarão? Aposto em um micro de piso baixo. Será que acerto?!

21 comentários:

  1. Parabéns pelo belo post ! agora fale menos do que a EME compra e preocupe-se com suas empresas ;)

    ResponderExcluir
  2. Palmas!
    Parece que realmente nossos veículos novos vão fazer sucesso ;)

    O projeto foi proposto pelas empresas do Consórcio Los Santos e a Vivamar.
    VCA também já comprou os dela.

    Vivamar Transportes.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o autor, muito desnecessário trazer um veículo assim (por sinal, inexistente), totalmente feito para chamar a atenção...

    ResponderExcluir
  4. legal fera !! se não gostou tudo bem ué, mas é seu dever respeitar !

    ResponderExcluir
  5. Essa revista nos ama pois nem participo dela e já teve duas matérias... alias a EME não participa e nem participará, pois não nos entrometemos no que as empresas compram, então pra que revistas de um adm chamado Luis Leite que nem conheço, vem falar do que eu compro. desnecessário é isso mais tudo bem né. Já comprei e não me arrependo da compra. agora só não admito que falem mal sendo que não dei essa libardade pra você sr.Luis Leite !

    ResponderExcluir
  6. Bom,toda e qualquer empresa tem o direito de comprar o que quiser,uma revista serve para niticiar e informar os leitores,porem esta se destaca por sempre estar saindo do padrão e querer interferir ate com as compras das empresas...
    Falta bastante bom senso do editor deste matéria extremamente tendenciosa.

    Vivamar Transportes.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    A opinião foi dada de forma construtiva para melhorar tais empresas, jamais inventei algo. Também se me lembro bem me disseram que não ligavam para criticas, somente sem fundamento. Estou certo? Enfim, espero que tratem ela como construtiva, pois é isso que espero de todos os leitores.

    ''Uma postura crítica é o estimulo principal de qualquer avanço do conhecimento.''

    ResponderExcluir
  8. Falta vergonha na cara isso sim. Não me interessa chamar a atenção como foi especulado. Se fosse assim eu faria algo parecido com o q a Via Trel fez recentemente . Pra chamar a atenção do público bastava eu usar meu blog para atacar sua revista. Aliás acho que a Eletronic Bus é quem esta querendo chamar a atenção. Mas fique tranquilo não terá troco. Pois sou bem civilizado, e a EME não se rebaixa a nível de sombra do fundo do poço.

    ResponderExcluir
  9. Nada de construtivo. Isso foi depredativo ! Como se não bastasse a minha empresa não participar da revista ainda sofre um ataque destes ? Chamar atenção ?? Não tenho isso na meta da EME. Que é um transporte de qualidade e digno para meus clientes

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ahh, e ótima matéria, "Sr. Luis Leite". kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Gente, pelo jeito acho que esses caras nunca leram uma revista. Nunca viram uma Veja ou Caras da vida atacar com total imoralidade um artista (não, vocês não são artistas). "Não dei essa liberdade". E precisa? Você ta na internet meu filho, se acostuma. Se fosse assim, a Sony também não autorizou que Hackers roubassem dezenas de filmes dela e liberassem por torrent pra todo mundo, mas olha lá. Enfim, essa coisa (que despenço chamar de ônibus) foi mesmo uma péssima ideia. Pronto, me amem ;)

    ResponderExcluir
  14. Lembrem-se gente, paz e e muito amor no coração. Sem violência meus senhores, sem violência. "Amai-vos aos outros, e vós serás amados."

    ResponderExcluir
  15. Não gostou do ônibus ? Isso é um direito que lhe assiste. Mas sua obrigação é respeitar no minimo.. Já que eu nem ligo pro que outras empresas compram... "Para chamar a atenção" temos mais o que se preocupar do que chamar a atenção. Pois nossa meta é um transporte digno.. E nem todos usuario de ônibus é busólogo... sobre o que o Alisson perguntou : Não, nosso diretor nem nenhum funcionário da EME perdem seus preciosos tempos com "revista de fofocas" que aliás esta daqui esta virando tbm...

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que a critica, leva ao conceito, e esta leva a independencia. Pode-se dizer que a critica foi construtiva, apesar que cada empresário faz oque lhe der na telha a fazer, pois todos os empresários estão sendo vistos pelas revistas eletronicas do mundo GTA. EME se tu acha que faz certo, parabéns, tu é independente. EB, se tu acha que faz certo, parabéns, da minha parte sou leitos assíduo da revista, vejo as matérias e me impressiono com tantas empresas que ainda estão abertas em meio à crise. Ainda há quem acredite que esse mundo nosso está vivo.
    Eu tenho gostos, mas vou pelo que gosto não pelo que é indicado. Mas cada um é cada um, vc tem um jeito de pensar e cada um tem pensamentos diferentes. EB tem pensamento crítico, pois ela vivencia as empresas num todo e não cada uma independentemente das demais.
    Mas gente, aí, paz pra todos, não precisamos entrar em atrito por causa de uma configuração de carroceria.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Del Rey !! o único comentário inteligente, e que teve lógica deste post. sim concordo com sua opinião :D e essa aqui vai pra nós ''A melhor experiência.. se obtêm com os seus próprios resultados'' mas uma vez parabéns ! finalmente alguém com sabedoria apareceu e retirou de ''meus dedos'' tudo o que eu queria ter digitado kkkkk' .

    ResponderExcluir
  18. Melhor comentário? Único comentário inteligente? E os seus? Mds kkkk Enfim, assim como tenho direito de não gostar, também o tenho de criticar, não sou obrigado a me calar sendo que não gosto de algo, não estados vivenciando uma ditadura. Acho que cabe a você se acalmar e não se agitar tanto pq alguém não gostou de algo que você fez, afinal, tem a obrigação de respeitar a união alheia. Em nenhum momento foi direcionada contra você uma palavra desrespeitosa, então acho que ainda estamos dentro das normas de respeito coletivo e liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  19. Melhor comentário? Único comentário inteligente? E os seus? Mds kkkk Enfim, assim como tenho direito de não gostar, também o tenho de criticar, não sou obrigado a me calar sendo que não gosto de algo, não estados vivenciando uma ditadura. Acho que cabe a você se acalmar e não se agitar tanto pq alguém não gostou de algo que você fez, afinal, tem a obrigação de respeitar a união alheia. Em nenhum momento foi direcionada contra você uma palavra desrespeitosa, então acho que ainda estamos dentro das normas de respeito coletivo e liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  20. Não estou aqui para defender ninguém, apenas expus oque de fato deveria acontecer. Vc compra ou coloca nas mãos de uma encarroçadora um projeto direcionado para uma ou duas empresas do mesmo grupo ou sociedade, com configurações próprias, uma coisa que não dá pra deixar de notar.
    Embora todos estão com unhas afiadas, porque aqui não vi nenhum comentário que se leve um tapa, dê a outra face. Só vejo batendo e revidando. Pô gente, não precisa disso!
    EME tem que primeiramente saber ler e entender, críticas não são simplesmente para colocar ninguém para baixo ou querer ver a desgraça alheia. São para mostrar algo que vc não está vendo.
    Mas não podemos revidar atirando facas não é? Ler e entender é o melhor remédio para que vc vejo oque não consegue e reflita oque vc não imagina.
    Não precisa digitar ofensas, tampouco dirigir palavras inimagináveis aos nobres editores, que afinal não seja apenas para uma das partes. Aqui todo mundo é humano, ninguém aqui tem sangue de barata.

    ResponderExcluir